quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Novo livro de Pedro Sena-Lino



Pedro Sena-Lino tem um novo livro, editado pela Porto Editora.
"A minha vida num livro" é o título que desafia o leitor a escrever-se.

«Haverá no mundo narrativa mais essencial do que a nossa? Como uma longa carta pessoal e transmissível, contar a história da nossa vida é refazê-la, é tomar posse da própria existência. O mundo está construído sobre narrativas, muitas delas mais antigas do que a escrita, e a autobiografia é a melhor arma possível enquanto processo de auto-conhecimento e de alargamento dos recursos da escrita.
Concebido para quem tem já hábitos criativos, mas também para quem deseja embarcar neste processo de auto-descoberta através da escrita, este livro proporciona momentos de reflexão e exercício, com vista à iniciação neste género com as raízes perdidas no tempo»

A obra terá uma apresentação em Lisboa (17 de Novembro, na Livraria Bertrand do Chiado, às 18h30) e no Porto (29 de Novembro, na FNAC de Santa Catarina, às 18h30).

Pedro Sena-Lino nasceu na Páscoa de 1977. Poeta, com oito livros de poesia publicados, dos quais se destacam deste lado da morte ninguém responde (2005, reed. 2008), zona de perda – livro de albas (2006), angstraße (2010). Em 2010, foi editada uma antologia da sua poesia, material angústia (2010, com posfácio de Ludovic Heyraud). Está traduzido para Alemão, Croata, Francês e Japonês.
Ficcionista, publicou o livro de contos Museu de História Sobrenatural (2007) e o romance histórico 333 (2009). Coordenou três colectâneas de contos na Porto Editora, Contos Policiais, Contos de Vampiros e Princesas, Príncipes, Fadas e Piratas com Problemas.
É doutorando em Literatura Feminina do Século XVII, com uma tese sobre Feliciana de Milão. Professor de escrita criativa e autobiografia desde 2000, orientou centenas de acções de formação em Portugal e na Europa. Fundou em 2005 a Companhia do Eu, escola de Escrita Criativa, de que é director. Em 2007 publicou Criative-se – Um Manual de Escrita Criativa, reeditado pela Porto Editora com o título Curso de Escrita Criativa I – Criative-se (2008, reeditado em 2009), a que se seguiu Curso de Escrita Criativa II – Uma Costela de Quem?

Sem comentários: